Frente pela Soberania

Análises Políticas, Econômicas e Sociais

Aa aA

Economia para Indignados

Foto

Economia para Indignados

Cumplicidade criminosa do BC com banqueiros privados

J. Carlos de Assis, economista, RJ

02/01/2018

Não há nenhuma razão técnica ou econômica para que o Banco Central aceite as práticas de juros estratosféricos mantidas há anos pelo sistema bancário privado brasileiro. A única razão é de natureza política: o Banco Central, praticamente desde sua fundação, tem sido capturado pelos banqueiros privados. Nessa condição é um traidor dos interesses nacionais. Enquanto os países industrializados avançados mantêm taxas de juros básicos próximos de zero, continuamos com taxas reais de juros inacreditavelmente elevadas.

Nos últimos meses temos assistido a uma pantomima na qual inflação e taxa básica de juros travam uma batalha de desinformação e de empulhação da opinião pública sob os auspícios do governo Temer e da diretoria do Banco Central. O governo, tentando se agarrar a qualquer dado positivo da economia, apropriou-se da queda da inflação como se fosse coisa sua. Não é. A queda da inflação é resultado da queda drástica da demanda resultante da contração da economia. É, de fato, um dado negativo, pois inflação perto de zero desestimula investimento.

No caso da taxa básica de juros a situação beira o cinismo. Com a queda da inflação, a Selic deveria ter sido reduzida proporcionalmente em termos reais. Não foi. Em plena baixa da inflação, a taxa real de juros está subindo. É um acinte, um descaramento por parte dos responsáveis pela política monetária, entre os quais os banqueiros Henrique Meireles e Ilan Goldfajn. A propósito, não há mais qualquer dúvida sobre a captura do Banco Central pela banca privada: executivos do Itaú e do Bradesco estão em sua presidência e diretoria, e o gerente de banco Meirelles é o ministro da Fazenda.

É inacreditável o que um banco central capturado pode fazer: o povo está pagando taxas de juros de agiotagem de 300 a 400%, sem reação do BC, sob a desculpa de que somos uma economia de livre mercado. Se isso é verdade, qual é a razão para a existência do Banco Central? Por muito menos a guilhotina funcionou na França em 89!

Endereço desta página:
http://www.frentepelasoberania.com.br/economia-para-indignados/a-cumplicidade-criminosa-do-bc-com-banqueiros-privados/

Compartilhar
Leia também:
×