Frente pela Soberania

Análises Políticas, Econômicas e Sociais

Aa aA

Economia para Indignados

Foto

Economia para Indignados

O país da agiotagem patrocinada pelo BC

Roberto Requião, senador, PR

21/01/2018

Getúlio Vargas morreu enganado pela convicção de que o povo de que sempre foi escravo jamais seria escravo de ninguém. É que os bancos nos escravizaram. O Brasil inteiro trabalha hoje para os banqueiros. Agentes do Estado, como o Banco Central, dirigido por um empregado de banco privado, em lugar de serem controladores da banca são seus serviçais, fazendo tudo que ela determina por mais indecentes que sejam suas decisões.

Acaso não é indecente uma taxa de juros de mais de 300% ao ano no cartão de crédito e no cheque especial, quando a inflação está em torno de 3%? Acaso é razoável que o Governo repasse aos bancos privados e a outros especuladores mais de 500 bilhões de reais por ano a título de juros da dívida pública? Não é este um caso sem paralelo de extorsão da sociedade em favor dos verdadeiros piratas que exploram o setor produtivo brasileiro?

A primeira tarefa de um presidente a ser eleito nas próximas eleições, notadamente se vier a ser Lula, é eliminar a especulação financeira improdutiva que garante ao sistema bancário os maiores lucros da economia brasileira, suficientes para comprarem seus grandes parceiros na mídia e patrocinarem a banda podre do Congresso Nacional. A subordinação da banca aos interesses nacionais será o ponto de partida de uma nova ordem econômica no país. Este é o desafio central das próximas eleições como afirmação da soberania nacional.

Note-se que uma taxa de juros elevada é veneno contra o crescimento econômico e o emprego. Premiado com lucros extorsivos resultantes da taxa de juros, nenhum empresário irá investir, exceto se encontrar oportunidades de investimento alternativo também extorsivas. Na Europa, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países civilizados as taxas básicas de juros tem ficado em torno de zero, justamente pela necessidade de estimular a economia e o emprego. Taxas de juros baixas significam alta disponibilidade de crédito. Alta disponibilidade de crédito significa mais investimento e emprego. E isso, numa economia atacada pela depressão, como a nossa, não gera inflação.

Download deste Artigo

Endereço desta página:
http://www.frentepelasoberania.com.br/economia-para-indignados/o-pais-da-agiotagem-patrocinada-pelo-bc/

Compartilhar
Leia também:
×